
A capital da Lituânia é construída em uma área deslumbrante – entre poderosas colinas e vales, que escondem pontos de vista encantadores inesperados e maravilhas naturais.
É definitivamente uma das minhas cidades Bálticas favoritas e tem um charme mais descontraído do que Riga e Tallinn.
Áreas urbanas vibrantes, belos castelos e igrejas, edifícios barrocos impressionantes e rica vida cultural – essas são apenas algumas das principais coisas para fazer em Vilnius Lituânia. Da torre de Gediminas até a torre de TV, parques, cafés e jardins, há muitos ótimos lugares para visitar em Vilnius.
Esteja preparado para se apaixonar por este pequeno e maravilhoso destino de viagem e aproveitar o passeio de Vilnius.
Principais coisas para fazer Em Vilnius
De suas muitas igrejas domadas por cebola aos belos parques à beira do rio, à encantadora cidade velha e aos museus interessantes, há muitos lugares maravilhosos para se visitar em Vilnius. Aqui estão os principais que valem a pena colocar em sua lista.
1. Descubra a cidade velha
A cidade velha é um dos primeiros lugares a se visitar em Vilnius e no centro cultural da cidade. É uma das maiores cidades antigas medievais da Europa e cobre uma área de mais de duas milhas quadradas.
Há muitos lugares para ver na cidade velha de Vilnius – desde os palácios presidenciais até o complexo do castelo, igrejas ortodoxas, uma catedral e o Museu Nacional da Lituânia.
O bairro antigo de Vilnius também está cheio de pequenos bares, cafés e restaurantes com assentos externos nas ruas de paralelepípedos.
Enquanto você pode explorá -lo por conta própria, uma maneira melhor de experimentar este lindo trimestre é levar uma visita guiada pela cidade velha. A turnê ‘Then and Now’ cobrirá a história de Vilnius, voltando ao seu estabelecimento de 10.000 anos atrás. Há também um Tour guiado fascinante na era soviética que eu recomendo para um foco em uma história mais recente.
2. Passe pela República de Uzupis


A República de Uzupis (ver Localização do mapa) é provavelmente o lugar mais boêmio da cidade. Os habitantes locais chamam de coração de Vilnius. Inicialmente, era uma área pobre e até perigosa, mas poetas, pintores e músicos o encheram de arte e criatividade, tornando -a um bairro respeitado e até prestigiado.
Uzupis é realmente um lugar incomum. Por que? Os artistas declararam sua república no centro da cidade. A área tem seu próprio hino, leis, presidente e também um exército de 12 pessoas.
É isso que o torna tão especial e um dos melhores pontos turísticos para ver em Vilnius. Para entendê -lo da perspectiva de um local, certifique -se de explorar Vilnius com um Guia local.
3. Suba a torre Gediminas
As fundações de uma das atrações mais populares de Vilnius – Torre Gediminas – foram colocadas no início do século XIV. Atualmente, tornou -se um destino turístico amado e um dos melhores lugares de Vilnius para visitar.
Nos andares superiores da torre, você encontrará um pequeno museu, onde é possível visitar várias exposições relacionadas à história do país.
No entanto, o que torna a atração tão popular é o fato de oferecer uma bela vista de Vilnius. Embora a subida íngreme para a torre possa parecer um aborrecimento, vale a pena – o parque circundante e a estrada sinuosa na colina são impressionantes.
4. Explore a colina das três cruzes


Ao procurar as atrações turísticas mais interessantes de Vilnius, você não pode perder as três cruzes, que já foram erguidas no século XVII. Diz a lenda que os três primeiros cruzamentos na colina foram construídos em memória dos franciscanos.
Em 1916, foram construídas três cruzamentos de concreto maciços, que foram destruídos pelos soviéticos na década de 1950. As cruzes, que podem ser vistas no topo da colina hoje, foram restauradas em 1989, simbolizando os esforços das pessoas para recuperar a liberdade.
Essas cruzes únicas podem ser vistas de quase qualquer lugar do centro de Vilnius.
5. Pare na Catedral de Vilnius


O católico romano Catedral de Vilnius foi construído no século XIII. A impressionante catedral é dedicada a St. Stanislaus e St. Vladislav. O belo edifício tem uma aura especial – intocada pelo tempo, o afresco mais antigo da Lituânia foi preservado nele.
Além disso – os bispos, nobres e duques mais significativos de seu tempo estão enterrados sob a catedral. Quanto a conhecer a cultura e a história da Lituânia, este é um dos melhores lugares para se visitar em Vilnius.
A Catedral e a Praça da Catedral são um Vilnius deve ver e um dos destaques da cidade velha.
6. Compre novos livros na Feira do Livro Báltico
Se você tiver a oportunidade de visitar Vilnius no final de fevereiro, pare na maior feira de livros em The Baltics.
É um evento anual que reúne todos os entusiastas dos livros – aqueles que os lêem e aqueles que os escrevem. No mercado, você pode colocar suas mãos em literatura nova e emocionante e também conhecer escritores de países próximos e distantes.
Sem dúvida – é uma das melhores coisas de Vilnius para fazer no inverno.
7. Explore a prisão de Lukiskes e o Centro Cultural


O impressionante complexo da prisão, construído em 1905, foi fechado em 2019 e agora reabriu como o centro turístico e cultural Prisão de Lukiškės. Aqui você encontrará shows, exposições e artistas que têm a chance de alugar espaços criativos.
Os passeios guiados são oferecidos dia e noite para todos os viajantes curiosos por aí. É também o lugar onde o estágio mais poderoso de Vilnius foi construído. Se você tiver sorte – você pode até pegar um concerto ao vivo.
Um fato divertido – em 2020, a série Netflix Stranger Things foi filmada nesta prisão. Se você está procurando as coisas mais emocionantes para ver em Vilnius, Lukiškių Kalėjimas deve estar no seu itinerário.
8. Explore a área de Paupys
Ao lado de Uzupis, no antigo distrito de fábrica e armazém, Paupys tornou -se um espaço urbano moderno para escritórios e mentes criativas. Os edifícios e a logística da área são projetados para que as pessoas possam interagir – tanto entre si e com o ambiente urbano.
Na área, você encontrará uma ciclovia que passa por ela, o que é conveniente para explorar a parte única de Vilnius. O distrito de Paupys é um dos melhores lugares para visitar em Vilnius, se você quiser escapar da movimentada cidade velha.
Não perca o Paupio Bazaar – um mercado moderno de alimentos, onde você pode comprar produtos locais tradicionais e modernos, além de ter um sabor delicioso em uma variedade de cafés diferentes. Vagar pela área de Paupys é definitivamente uma das coisas mais interessantes para fazer em Vilnius.
Faça um passeio a pé particular por Vilnius com um Guia local.
9. Visite o Museu de Arte Moderna Mo

O Museu de Arte Moderna de Vilnius abriu suas portas em 2019. Seu repositório abriga cerca de 5.000 obras de arte, cobrindo o período da restauração da independência da Lituânia até os dias atuais. O Museu Privado, fundado por Viktors e Dangole Butkus, tem duas salas de exposições – grandes e pequenas.
No grande salão, a exposição é alterada duas vezes por ano, enquanto no pequeno salão – cinco vezes. Também vale a pena uma visita é o próprio prédio do museu e seu ambiente deslumbrante. Definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Vilnius para os amantes da arte.
O homem por trás do projeto é Daniel Libeskindum dos arquitetos mais proeminentes do mundo, conhecidos por estarem por trás do World Trade Center e do Museu do Holocausto de Berlim.
10. Ascenda à torre de TV para obter vistas incríveis
O altitude de 326,5 metros Torre de TV Vilnius é o edifício mais alto da Lituânia, o 8º mais alto da Europa. Ascender a torre é uma das melhores coisas de Vilnius para fazer para vistas incríveis da cidade.
No auge de 165 metros – no 19º andar -, há uma plataforma rotativa com um restaurante que oferece uma vista deslumbrante de todo o Vilnius. A base do restaurante circular gira 360 graus a cada 55 minutos.
A torre de televisão também abriga o Museu da Freedom Fight, que comemora os eventos de 13 de janeiro de 1991, quando os lituanos recuperaram sua independência. Um pequeno obelisco de granito no TV Towers Honors os 12 defensores que perderam a vida naquela noite.
Viagens diárias de Vilnius
Se você quiser escapar da cidade e ver alguns dos outros sites interessantes da Lituânia, há muitas viagens fáceis da cidade. Abaixo estão algumas ótimas seleções, incluindo o lindo castelo de Trakai e a estranha colina de cruzes.
11. Explore o belo castelo de Trakai
A linda cidade de Trakai à beira do lago de 27 km da cidade é uma das melhores coisas para fazer perto de Vilnius. Trakai já foi a antiga capital da Lituânia e é possível explorar o impressionante lago e o castelo do século XIV.
Esse Tour de meio dia para Trakai De Vilnius inclui uma visita à cidade velha e ao castelo e vale a pena fazer. Você também verá Lake Galve, o mais profundo dos 200 lagos que pontilham esta região pitoresca da Lituânia.
12. Faça uma viagem de um dia para a colina das cruzes
A colina das cruzes é uma colina próxima à cidade de Siauliai, no norte, com centenas de cruzamentos de tamanho diferentes espalhados pelo topo da colina. Pensa -se que a prática de deixar cruzamentos aqui datam de 1831 após uma revolta.
A colina de Crosses está localizada a duas horas e meia de carro de Vilnius. Esse Tour da colina de Crosses de dia inteiro Com a coleta de hotéis em Vilnius, é uma ótima maneira de experimentar este marco único da Lituânia.
Chegando Vilnius
Por ar
O Aeroporto Internacional de Vilnius fica a apenas 6 km do centro da cidade. Os ônibus número 1, 2 e 3G correm entre o aeroporto (em frente ao terminal 1) até o centro da cidade por volta das 05:00 às 00:00 todos os dias. Um ingresso para o ônibus custa 1 € e o tempo de viagem é de cerca de 15 minutos.
Por terra
Vilnius está conectado ao resto dos estados bálticos por estrada e ferrovia. De longe, o caminho mais fácil e barato é ir de ônibus. O Flixbus é o melhor transportador da região e seus treinadores modernos e confortáveis o levarão ao seu destino com pouco barulho.
Os serviços de trem são cada vez mais caros e você precisará transferir, enquanto os ônibus são diretos (a menos que sejam mais longe).
Ônibus
Trens
- Letônia: Riga para Vilnius
- Estônia: Tallinn para Vilnius
- Rússia: Moscou para Vilnius
- Rússia: São Petersburgo para Vilnius
Se locomover Vilnius
Vilnius central e a cidade velha são facilmente navegáveis a pé. Vilnius não possui um sistema de metrô, mas há uma grande rede de ônibus, bondes e carrinhos que o levarão a qualquer lugar da cidade.
Reservando uma turnê guiada é uma ótima maneira de explorar a cidade e ver todas as principais atrações de Vilnius.
Cartão Vilnius
Se você planeja gastar alguns dias em Vilnius, recomendamos comprar um cartão Vilniečio e completá-lo com bilhetes eletrônicos ou dinheiro. O cartão Vilniečio, que custa 1,50 €, está disponível na loja Narvesen, localizada no aeroporto (chegada a ou partida), na cidade – em todos os locais marcados pelo sinal do cartão Vilniečio.
Você pode recarregar seu cartão Vilniečio com a quantidade desejada imediatamente. Quando a bordo, toque no leitor de ingressos com o cartão e o bilhete ativado se tornará válido.
Alojamento
Eu fiquei em Jimmy pula o albergue (Eleito número 1 na Lituânia). Ótima localização e muitas atividades podem ser organizadas.
Para hotéis e aluguel de apartamentos, cheque a Booking.com.
Melhor hora para visitar
Se você gostaria de viajar para a Lituânia, é melhor planejar sua visita entre abril e setembro, quando o tempo estiver agradável, e ainda é possível aproveitar a beleza do ar livre.
Os invernos, no entanto, podem ficar um pouco difíceis (a Baltics tem uma reputação de temperaturas congelantes); portanto, se você tem medo do frio, vá para sua aventura no verão.
Agora você sabe o que fazer em Vilnius, a única pergunta deve ser por onde começar! Graças a seus bairros artísticos, Charming Old Town, Cepelinai gostoso, arquitetura impressionante e natureza bonita, Vilnius é definitivamente uma jóia escondida da Europa Oriental.
Com seus preços atraentes e pessoas amigáveis, é um lugar que você não deve perder. Então, talvez seja hora de reservar suas férias agora e descobrir os melhores lugares para visitar em Vilnius!
Fotos 2 a 12 direitos autorais Stephen Antony Rohan.
Alguns links podem ser links de afiliados, o que significa que posso ganhar comissão de produtos ou serviços que eu recomendo. Para mais, consulte as políticas do site.
Postado 11 de fevereiro de 2025
Sobre o Autor
0 Comentários